quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AVATAR - SIGNIFICADO, MUITO ALÉM DO CINEMA

.





AVATAR !

No
cinema, houve um filme campeão de bilheterias, aquele dos "seres azuis", de James Cameron. Ainda hoje muito se fala em Avatar, nas rodas de amigos, no cinema, video, tv, jornais e revistas, em função desse filme...

Em tecnologia de
informática se fala em Avatar como sendo a representação visual de modelo em 3D ou outra imagem, usada como máscara para a função principal do programa, site ou jogo em uso.

Parece um filme de lutas para alguns, enquanto para outros é um filme com
clara mensagem "ecológica"...

Mas tem muito de
simbologia e de filosofia e de religião.

Mas, e Avatar como o termo sânscrito ("avatãra") que indica a "descida de uma divindade do céu à Terra"!?

Sim, a palavra Avatar tem um outro significado e muito, muito antigo, pois provém do sânscrito "avatāra", conceito do Hinduísmo, que significa "
descida de uma divindade do paraíso (à Terra)" e a consequente aparência terrena desse ser celestial (e às várias formas de representação de Vishnu).

Bem, primeiro vamos entender isso:
Sânscrito é uma das 23 línguas oficiais da Índia e tem uso litúrgico no Hinduísmo, Budismo, Jainismo. Hinduísmo é religião vista como a "mais antiga" em uso e que trata da "alma universal", tendo como divindade suprema Brâman..

Podemos definir assim o Avatar (ou Avatara) como termo sânscrito que indica a
encarnação ou manifestação cíclica de Deus na Terra.

Para esse ser, não é um privilégio usar dessas
potestades para si, mas na verdade uma grande missão, já que está inserido na manifestação da Lei daquele que indica o caminho ! Manifestação de Deus !


==========================================


O filme é muito interessante, como animação, entretenimento, etc, tanto que foi e é um sucesso.

Mas
o filme também é cheio de simbologias, que os iniciados podem identificar. Tem por base a luta entre o bem e o mal... Tem a mensagem "ecológica"... Mas tem muito mais do que isso, alta tecnologia empregada, etc, e para os iniciados nas questões filosóficas e religiosas tem muitos símbolos importantes... Tem a idéia da "grande árvore da vida"...



















Filme com esse perfil só foi realizado, é crível, após longas pesquisas hístóricas, filosóficas etc, a começar pelo título.

Aquele sono do personagem, que o permite "viajar" até o mundo paralelo... Tal fenômeno encontra exemplo nos
antigos egípcios, onde eram os discípulos induzidos ao sono, no qual os mistérios lhes eram revelados...! Consta que Buda também teve experiência semelhante, quando se colocou sob a árvore e disse que só sairia dali quando compreendesse sentido da vida e entrou em "êxtase" após sentir fome, frio etc e pôde entender o Universo e os seus mistérios e propósitos...! Seria uma forma de "desdobramento" e "resgate", diriam...

O cenário-base, a floresta, em torno da árvore, tida como a "
Arvore da Vida", nos remete ao "princípio feminino universal", de onde tudo que é vivo se origina... Ai temos a mão de Deus.


No filme temos
indicativo simbólico de "ciclos" evolutivos e do "renascimento"...

Temos também indicativos simbólicos de alguém escolhido, ungido, quando aqueles seres flutuantes se aproximam e temporariamente aderem sobre o personagem, causando espanto na sua companheira "azul"!


Há uma
grande mensagem, de harmonia, equilíbrio, de respeito a tudo que existe, sob as bençãos da Divindade... Na tradição esotérica, esse mundo harmonioso existe e é onde toda a vida "nasce"...



A "
Árvore da Vida" antes comentada tem raízes profundas, no centro do planeta e seus galhos muito altos se perdem dos olhos em direção ao céu... simbologia, novamente, de integração do profundo do ser com o Universo infinito...

O personagem, no filme,
opta por viver aquilo que inicialmente era a vida paralela, afastando-se do "mundo real"... Em verdade, em verdade, o personagem percebe que o que ele entendia por "mundo real" era o Maya, ou um mundo de ilusões.. "Maya" também originada do sânscrito e palavra que indica "ilusão"... E ai temos que refletir acerca da verdadeira natureza do universo e da vida... "Maya" deriva da contração de "ma" ("não") e "ya" ("aquilo"). Ali, mais uma vez em alto simbolismo, percebemos que o que parecia ilusão (o mundo paralelo) é o mundo verdadeiro e o mundo objetivo que vemos e onde vivemos neste ciclo de encarnação é um lugar de passagem e de aprendizado que nos prepara para um dia podemos viver a plenitude da vida verdadeira, real, espiritual, já que a verdadeira vida não é da "carne", mas do espírito que lhe dá "vida", que a "anima".



Obs.: imagens coligidas da internet - autoria desconhecida.

----------------------------------------------

5 comentários:

  1. oi. estou aqui de passagem. vi o filme e gostei muito. mas, para mim, era só um filme legal e com alta tecnologia. jamais imaginei que houvesse tanta coisa envolvida e principalmente coisas espirituais. bacana pensar assim.

    ResponderExcluir
  2. nunca poderia imaginar que o filme dissesse tanta ooisa. nossa. to impressionada!

    ResponderExcluir
  3. Rogerio, eu não tinha visto o filme assim, mas lendo estas lindas palavras, passei a ver tambem assim como vc descreve, tinha levado o filme para o lado da natureza, pureza e amor " um amor lindo e puro".Acho agora escrevendo esse comentário que é +- a mesma coisa.Mais uma vez parabens. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Lindo blog!
    Amei este filme, é muito bom mesmo!
    Uma vez li, agora não me recordo em qual livro de Ramatis, que ele fala que Jesus Cristo é um avatar.
    Muito interessante este assunto, gosto bastante!
    Faço o convite para vir conhecer meu cantinho!
    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. PESQUISANDO COM FILHO SOBRE O FILME ACHEI ESTE BLOG. QUE VISÃO INTERESSANTE. PARABÉNS

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.