sábado, 16 de abril de 2011

PRECE, POR FERNANDO PESSOA


.



.

.

«Senhor, que és o céu e a terra, e que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo estás - (o teu templo) - eis o teu corpo.

Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faz com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai.

[...]

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim." (FERNANDO PESSOA, 1912)


=============


Fernando Pessoa, aqui, em "Prece", ousamos pensar, parece exigir pureza num profundo sentimento de devoção e de adoração ao Perfeito, desejando superar-se como criatura para transcender e se aproximar de Deus, manifestando o quão imperfeito é o ser humano, como precisa melhorar e quão "pequenos" são nossos propósitos na vida, a ponto de rogar ao Senhor para "livrar-se de si mesmo", o que revela o quanto nós, seres humanos, precisamos nos superar. Revela, ainda, confiança e adoração a Deus em sua essência, buscando exemplificar a Sua grandeza e o quão pequeno diante de tudo isso somos nós, humanos, a ponto de revelar que para evoluir espiritualmente precisamos nos livrar das nossas evidentes limitações...



.

4 comentários:

  1. Mas que bela oração ! ! ! E que bom encontrar Fernando Pessoa aqui ! ! ! Adorei e, em lágrimas de emoção, vou recomendar a leitura aos amigos. Abençoados sejam ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Somente a pena do Fernando Pessoa manifestaria tanta sensibilidade e tão alto senso crítico a ponto de pedir socorro a Deus, não para que o livrasse de um desafeto, mas para que o salvasse de si mesmo!
    Reflitamos, todos, sobre isso.
    Supimpa ler algo assim, num espaço como este. Muito interessante. Uma fã.

    ResponderExcluir
  3. LINDO, LINDO, LINDO ! ! ! ! ! ! ! ! !
    eu não conhecia. adorei.

    ResponderExcluir
  4. Muito linda a prece, eim?

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.